[Resenha] Cruzando o Caminho do Sol

domingo, 7 de outubro de 2012

| | |
 Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 448
Lançamento: 2012
Skoob
SinopseSita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um. Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. 

     Vidas muito diferentes que acabam se cruzando de um jeito inimaginável. Eu adoro histórias que se cruzam e só esse elemento já faria com que eu gostasse bastante do livro. Mas Addison foi além.

     Thomas é um advogado que mora nos Estados Unidos, casado com Priya, uma indiana. Depois da morte de sua filha, seu casamento está em crise e Priya vai para a Índia ficar com a família.
     Ahalya tem 17 anos e Sita tem 15. Duas irmãs que têm muitos planos e sonhos, mas que vêem o tsunami na Índia levar embora sua casa e sua família.
     As duas estão sozinhas e acabam confiando em pessoas erradas em busca de ajuda para chegar a um lugar seguro. Elas vão parar nas mãos do tráfico humano e são vendidas para o mercado do sexo. Gente, é muito triste imaginar a situação das meninas. Elas e muitas outras eram vendidas todos os dias para homens sem escrúpulos e tratadas de forma desumana. Era terrível imaginar o medo, a vergonha, a capacidade humana de fazer esse tipo de coisa com meninas, com crianças. E isso me fez refletir muito sobre a tristeza dessa situação; Quantas meninas como Sita e Ahalya estão por aí, longe da família, sendo obrigadas a fazer todo tipo de coisas e sofrendo todo tipo de humilhação. Me peguei torcendo por elas, para que elas conseguissem se livrar daquilo tudo, conseguissem esquecer tudo o que passaram e seguir em frente. E confesso que não sei se no lugar delas eu seria tão forte.
"O coração será partido, e mesmo partido seguirá vivendo." Lorde Byron
     Thomas está enfrentando problemas no casamento e no trabalho. Para fazer alguma coisa na sua vida, para tentar mudar alguma coisa, ele vai para Mumbai/Bombaim trabalhar para uma ONG que tenta combater o tráfico humano e a exploração de meninas como Sita e Ahalya. A vida deles irá se cruzar num,a operação da ONG. Sita é separada de Ahalya e Thomas vai fazer de tudo para juntar as irmãs novamente, para que elas possam ser resgatadas e ter uma vida pela frente. Ao longo da história Thomas faz muitas escolhas erradas e eu fiquei até com raiva em algumas situações, mas sua tentativa de ajudar essas meninas vai aos poucos o fazendo uma pessoa melhor a cada dia. Ele luta pelo seu casamento, pelo fim da exploração sexual, para encontrar o que ele realmente deseja na vida e para lidar com a morte da filha.
     Addison escreveu uma história que nos faz refletir bastante e que é muito bonita.
    Cada início de capítulo tem uma citação e a diagramação é muito bem feita. Com certeza um livro que eu recomendo!
     Boa leitura!