[Resenha] Shantaram

sábado, 11 de agosto de 2012

| | |
Shantaram - Gregory David Roberts

Editora: Intrínseca
Número de páginas: 910
Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8057-097-7
Skoob
Sinopse: Inspirado em acontecimentos da vida do próprio autor, Shantaram narra a história de Lin, que após fugir de uma prisão de segurança máxima, na Austrália, vai para a Índia redescobrir o sentido da vida. Ao lado de Prabaker, seu guia e amigo fiel, Lin mergulha em uma aventura arrebatadora pelo submundo de Bombaim (atual Mumbai), onde abre um posto médico gratuito, faz sua iniciação no mundo do crime organizado e começa a ser perseguido por um inimigo tão misterioso quanto influente. Sucesso internacional, com mais de dois milhões de exemplares vendidos, Shantaram é o fruto de uma vivência intensa e pessoal do autor, revelando variadas facetas da Índia, desde a sórdida vida na cadeia até a exuberância dos estúdios de Bollywood.

     "O extenso romance autobiográfico se baseia em grande parte na vida louca do próprio autor. Não se assuste com o tamanho - Shantaram é uma das mais arrebatadoras histórias de redenção pessoal que você poderia ler." Giant Magazine  
     
     Shantaram é um romance baseado na própria história de vida do autor. E gente, que história! Começamos com o nosso personagem principal chegando à Bombain, na Índia, após fugir da prisão na Austrália. Ele era um viciado em heroína e foi condenado à prisão pelos crimes que cometeu em nome do vício. Com passaporte falso e um novo nome, Lin, ele vai começar uma nova etapa da sua vida.

     Chegando em Bombain, Lin logo conhece Prabaker, um guia turístico que se tornará seu amigo durante toda a sua jornada. E Prabaker é uma graça! Um homenzinho humilde, com seu sorriso contagiante, que mora na favela numa pobreza extrema. E ele é muito engraçado. Me peguei várias vezes sorrindo com as coisas que ele dizia.
     Essa mesma favela é onde Lin vai morar por um tempo, e morando com essas pessoas, nessas condições precárias, ele vai aprender muita coisa e vai se tornar uma pessoa melhor a cada experiência lá.
     Shantaram é o nome que ele recebe na aldeia onde Prabaker foi criado, quando foi passar um tempo com a família do amigo. O nome significa "homem de paz" ou "homem da paz de Deus".
     Lin conhece pessoas influentes, sobrevive da máfia, se apaixona, passa por maus bocados na cadeia, sofre perdas, faz inimigos, mas acima de tudo ele aprende coisas que ele nunca aprenderia se não tivesse passado por todas estas coisas. Consegue dar um significado para sua vida, para as coisas pelas quais ele passou. E lendo, a gente aprende junto.
"E eu havia aprendido da maneira mais difícil que algumas vezes mesmo com as intenções mais puras, nós podemos piorar as coisas quando fazemos o maior esforço possível para melhorá-las"
      A história é incrível! A gente passa a conhecer um pouco mais da Índia e seu povo de grande coração. E apesar das mais de novecentas páginas eu terminei o livro querendo saber mais sobre a vida do autor. Saber sobre as coisas que ele passou depois da Índia e como ele vive lá agora. É uma lição de vida!
    O que impressiona é que o livro foi escrito na prisão 3 vezes; As duas primeiras versões foram destruídas pelos guardas da prisão. Leiam sem pressa, saboreando cada aprendizado e cada pedacinho da história. Recomendadíssimo!