[Resenha] Cidade dos Ossos

sexta-feira, 27 de julho de 2012

| | |
Cidade dos Ossos, Os Instrumentos Mortais #1 - Cassandra Clare


Editora: Galera Record
Número de páginas: 459
Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-01-08714-0
Skoob
SinopseUm mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


     Clary é uma adolescente de 15 anos, que ao ir numa festa com seu melhor amigo Simon, presencia um acontecimento que vai mudar tudo que ela sabe sobre si mesma e sobre o mundo. Ela vê três adolescentes querendo matar um garoto de cabelo azul. Só que aparentemente, ninguém mais pode ver a cena e nem os três adolescentes; só Clary. 
     Jace, Isabelle e Alec são os três que estavam perseguindo o menino de cabelo azul e Clary descobre que eles são Caçadores de Sombras. Eles caçam demônios e outros seres do submundo que venham a perturbar a ordem. 
     Depois disso, a mãe de Clary desaparece e ela se junta aos Caçadores de Sombras para encontrá-la, encontrar um instrumento mortal desaparecido, e evitar que Valentim, um caçador das sombras com propósitos nada bons, consiga o que quer. No meio disso tudo, Clary vai descobrir quem ela realmente é, os segredos que foram escondidos dela e viver uma aventura que ela nunca imaginou.
     Jace é um típico bad boy, sempre com um ar impassível de quem não está preocupado e com uma piadinha sarcástica na ponta da língua. E bonito, claro. Mas ele tem suas próprias questões e conflitos para resolver. 
     
"- Se você tivesse metade da graça que acha que tem, meu rapaz, seria duas vezes mais engraçado do que é - ela desapareceu novamente através das cortinas."
     Eu gostei de Simon. Ele é meio nerd e bobinho, mas é o típico melhor amigo: está sempre lá quando Clary precisa e até quando não precisa e querendo ou não, sendo amigo de Clary ele está metido nesse mundo das sombras também. 
"Eu sempre imaginei que, quando finalmente resolvesse dizer "eu te amo" a uma garota, que ela fosse dizer "eu sei" em resposta, como a princesa Leia em O retorno de Jedi.

- Que coisa mais nerd - disse Clary, sem conseguir se conter."
     O livro é escrito em terceira pessoa e dividido em três partes. No final da segunda parte a história começa a ficar realmente boa. Clary e Jace fazem uma descoberta que eu ainda estou indignada pensando: "NÃO PODE SER VERDADE!" Alguém aí me diz que é mentira?! Não, não digam, me deixem ler a continuação pra descobrir. rsrs Até essa parte o livro não tem nada demais, demora a ficar interessante.
     Achei uns errinhos na edição, como estar escrito Jack ao invés de Jace e palavras duplicadas numa mesma frase. Não é a primeira vez que encontro erros nos livros da Galera Record, mas foi pouca coisa e não me atrapalhou na leitura. Espero que a revisão seja melhor nos próximos lançamentos.

    Eu gostei do livro. Não é isso tudo aí que eu tenho visto o pessoal comentar, mas quero ler a continuação, Cidade das Cinzas. Parece que vai ser melhor! :D

     Boa leitura!